No dia 20 de Setembro de 1982, chegava as lojas Mad World, single do álbum The Hurting do Tears For Fears. Você confere essa e outras faixas do Tears for Fear na programação da FWR.radio.
Escrito por Roland Orzabal e cantado pelo baixista Curt Smith, foi o terceiro single da banda lançado e primeiro hit nas paradas, alcançando a posição 3 no UK Singles Chart em novembro de 1982.
Ambas as faixas do single, Mad World e Ideas as Opiates, fazem parte do LP de estreia da banda, The Hurting (1983).
O single também foi um sucesso internacional, alcançando o Top 40 em vários países entre 1982/83. Desde então, Mad World foi regravada por vários artistas, principalmente por Michael Andrews e Gary Jules para a trilha sonora do filme cult Donnie Darko de 2001. Essa versão foi um sucesso número um no Reino Unido e rendeu a Orzabal seu segundo Prêmio Ivor Novello em 2003.
Mad World foi originalmente escrita no violão quando Orzabal tinha 19 anos, após ser inspirado a escrever uma canção new wave no estilo de Girls on Film de Duran Duran.
Mad World era para ser o lado B do segundo single da banda, Pale Shelter (You Don't Give Me Love), mas a gravadora afirmou que a faixa poderia ser um single por si só. A banda então optou por regravar Mad World com os produtores Ross Cullum e Chris Hughes, ex-baterista do Adam and the Ants.
Mad World foi o primeiro single do álbum finalizado. A intenção era chamar a atenção e ter alguns poucos fãs. "Não tínhamos ideia de que se tornaria um sucesso. Nem a gravadora": Curt Smith.
A letra da música foi influenciada pelas teorias de Arthur Janov, autor de The Primal Scream, "os sonhos em que estou morrendo são os melhores que já tive", sugere que sonhos de experiências intensas como a morte