No dia 24 de setembro de 2007 era lançado White Chalk, sétimo álbum de estúdio da PJ Harvey. Você confere as faixas da PJ Harvey na programação da FWR.radio.
O trabalho no álbum começou em 2006, com o produtor Flood e John Parish, que também trabalhou em To Bring You My Love e Is This Desire?.
O álbum anterior, Uh Huh Her, tinha um som mais cru, mas para este álbum a revista Rolling Stone observou que Harvey "mergulhou ainda mais em uma vibe gótica, em uma música muito mais calma e obsessiva baseada no piano".
Para este álbum ela desistiu do tradicional som de guitarra/baixo/bateria de três peças e gravou um conjunto de canções para piano, apesar de sua falta de conhecimento no instrumento.
Em uma entrevista ao The Wire, ela explicou: "a melhor coisa sobre aprender um novo instrumento do zero é que ele libera sua imaginação".
Vocalmente, ela cantou em um registro muito mais alto, em um tom fora de sua faixa normal. Harvey continuou com os temas sombrios e temperamentais típicos de muitas de suas músicas.
Em uma entrevista para a NME, Harvey elaborou o significado por trás do título do álbum: "Eu simplesmente gosto do som das palavras "giz branco". Pode ter milhões de anos, mas é apagado em um segundo e, de alguma forma, tem uma qualidade atemporal, a atemporalidade se tornou mais a minha fonte de inspiração".