No dia 25 de setembro de 1981 era lançado Invisible Sun, single do álbum Ghost in the Machine do The Police. Você confere as faixas do The Police na programação da FWR.radio.
O single alcançou o número 2 na parada oficial. A canção também alcançou o 5º lugar na Irlanda e o 27º na Holanda. Não foi lançado como single nos Estados Unidos. Na maioria dos outros países, Every Little Thing She Does Is Magic foi escolhido como o single principal do LP.
Sting disse sobre escrever a letra: "Na verdade, escrevi a música na Irlanda, onde morava na época. Foi durante as greves de fome em Belfast. Eu queria escrever sobre isso, mas queria mostrar alguma luz no fim do túnel, tem que ser um 'sol invisível'. Você nem sempre pode vê-lo, mas deve haver algo irradiando luz em nossas vidas".
A letra da música se origina da reflexão do compositor Sting sobre como as pessoas que vivem em países dilacerados pela guerra ou empobrecidos encontram a vontade de continuar vivendo, e apesar da música sombria e de declarações sobre a letra frequentemente mórbidas, a música carrega uma mensagem intensamente edificante e otimista.
A música era profundamente pessoal para o baterista Stewart Copeland, cuja cidade natal, Beirute, estava sendo fortemente bombardeada no momento da gravação da música. “Para mim, a música era sobre Beirute, onde eu cresci, que naquele momento estava pegando fogo. Minha cidade natal estava sendo difamada pela mídia como uma fortaleza terrorista, e destruída por bombas e napalm. Vinte mil libaneses foram mortos naquele ano. E os libaneses devem ter sentido um pouco do calor do sol invisível, porque estavam mantendo o ânimo para cima", Stewart Copeland.