David Bowie - 1.Outside - 25 de setembro de 1995
Álbuns / Singles
Publicado em 25/09/2024

No dia 25 de setembro de 1995 chegou às lojas 1.Outside, décimo nono álbum de estúdio de David Bowie. Você confere as faixas de David Bowie na programação da FWR.

O disco marcou o reencontro de Bowie com Brian Eno, com quem ele havia trabalhado em sua trilogia de Berlin na década de 1970.

O álbum colocou Bowie de volta na cena mainstream da música com seus elogiados singles The Hearts Filthy Lesson, Strangers When We Meet e Hallo Spaceboy (remixado por Pet Shop Boys).

1.Outside traz o subtítulo The Diary of Nathan Adler or The Art-Ritual Murder of Baby Grace Blue. A Non-Linear Gothic Drama Hyper-Cycle., com base em um conto de David Bowie.

Ecos da trilogia Berlin dos anos 70 reverberam por toda parte.

Bowie foi inspirado pelo Actionism vienense dos anos 1960 (um dos movimentos de arte e performance mais radicais, violentos e controversos da história) para criar um universo em um futuro indeterminado onde tortura e assassinato são cometidos, não apenas por diversão, mas também como parte de um ritual artístico, quer dizer, como se fosse uma performance.

A trama começa com o assassinato brutal de uma garota chamada Baby Grace Blue e a investigação subsequente realizada pelo detetive da Art-Division Nathan Adler. Adler terá que entrar nos ambientes artísticos mais marginais do universo underground de Oxford Town, e em sua jornada encontraremos toda uma série de personagens duvidosos, todos eles outsiders, sobre os quais cada uma das canções do álbum será desenvolvida.

Neste mundo composto e recortado, cada personagem reflete um aspecto diferente do próprio Bowie e, portanto, é um componente de todas as personas anteriores que Bowie representou ao longo dos anos.

 

Comentários