No dia 26 de setembro de 1979 era lançado Three, EP/Single de estreia do U2. Você confere as faixas do U2 na programação da FWR.radio.
Three vendeu as 1.000 cópias quase imediatamente, alcançando o nº 19 na Irlanda.
No início, o U2 chamou a atenção de Jackie Hayden, representante da gravadora CBS Records, por meio da participação da banda em um festival em 1978. Hayden era um dos jurados que selecionou o U2 como vencedor, como prêmio, a banda tinha a chance de fazer um teste para o selo.
Algumas semanas depois, o grupo foi contratado para uma sessão de gravação para cumprir o compromisso de premiação. A sessão foi malsucedida, já que a banda estava extremamente nervosa.
A intenção era gravar de oito a dez faixas para uma avaliação melhor por parte da gravadora, mas a banda só foi capaz de completar uma única música. A sessão deveria durar até tarde da noite, mas terminou abruptamente depois que o pai do baterista Larry Mullen Jr. foi buscar o filho.
O U2 permaneceu em contato com o representante, que chegou ate a oferecer um contrato para a banda, que negou devido aos termos abusivos.
Hayden conheceu o produtor Paul McGuinness que compartilhou uma segunda demo que o grupo havia gravado. Hayden a considerou muito melhor, mas não ideal.
Em Londres, McGuinness conheceu Chas de Whalley da CBS UK. McGuinness mostrou a recente demo do U2 e De Whalley só se interessou depois que ficou sabendo que a banda havia vencido um concurso patrocinado pela CBS.
Logo depois, o representante da CBS UK foi a Dublin para um show do U2. De Whalley não ficou muito impressionado, exceto pela presença de palco de Bono. Ao retornar a Londres, apresentou aos executivos a ideia de gravá-los.
O U2 acabou assinando um contrato de cinco anos com a CBS Ireland. A banda lançou seu primeiro álbum de estúdio, Boy, em 1980.