No dia 26 de setembro de 1994, era lançado Protection, segundo álbum de estúdio do Massive Attack. Você confere as faixas do Massive Attack na programação da FWR.radio.
Como a maioria dos álbuns do Massive Attack, a música muitas vezes desafia a categorização, variando de R&B para o hip hop/rap, do electro com toques de reggae a instrumentais eletrônicos de influência clássica.
O álbum segue estruturalmente o anterior, Blue Lines.
A capa do álbum também aponta para Blue Lines, revelando uma parede futurística e impenetrável atrás de uma versão quase queimada da arte do álbum anterior, o que implica que o "gás inflamável" descrito foi aceso.
Tricky aparece novamente fazendo rap nas faixas Karmacoma (cujo vídeo foi dirigido por Jonathan Glazer, e que trazia um sample de Dream Time in Lake Jackson do KLF na marca de 2:00 minutos) e Eurochild (que apresenta samples de Cheetah do Startled Insects e Lock Groove (In) do Liquid Liquid).
Em 2011, a Rolling Stone classificou o Protection em 51º lugar em sua lista dos "100 Best Albums of the Nineties". O álbum também está listado no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.
Em 2010, as vendas nos Estados Unidos ultrapassaram 292.000 cópias, de acordo com Nielsen SoundScan.
Embora ainda esteja quilômetros à frente da crescente quantidade de trip hop que circulava em meados dos anos 90, Protection não conseguiu ser tão brilhante quanto o álbum de estreia.