Em setembro de 1986 era lançado Throwing Muses, álbum de estreia da banda Throwing Muses, lançado pelo selo independente britânico 4AD. Você confere as faixas do Throwing Muses na programação da Fakktory.
Este foi o primeiro álbum de uma banda americana a ser lançado pela 4AD. O lançamento marcou uma mudança na direção da gravadora, um ano depois, a 4AD assinaria com Pixies com base em parte na conexão da banda com Throwing Muses, e em meados da década de 1990, grande parte do catálogo da gravadora era composto por bandas americanas.
A estreia auto-intitulada Throwing Muses em 1986 ainda é uma colisão surpreendente da energia punk, do melodismo folky e a voz e letras marcantes de Kristin Hersh.
Throwing Muses é quase tão variado musicalmente quanto emocionalmente, variando do punkabilly de America (She Can't Say No) ao anguloso post punk acústico de Stand Up e à emoção catártica de Delicate Cutters.
Tanya Donelly contribui com a surreal e etérea canção de amor Green, mesmo neste ponto inicial da carreira dos Muses, está claro que ela é uma compositora mais acessível e direta, apesar do cuidado para fazer a música soar mais parecida com o resto do álbum.
Uma estreia poderosa, Throwing Muses, envergonha o trabalho da maioria dos artistas "torturados" conscientemente; suas mudanças emocionais fluidas e sem esforço podem não tornar a música mais acessível, mas são inquestionavelmente genuínas.