No dia 30 de setembro de 1991 era lançado Orbital, também conhecido como Green Album ou Orbital 1, é o primeiro álbum de estúdio da dupla inglesa Orbital. Você confere as faixas do Orbital na programação da Fakktory.
Quando o álbum homônimo do Orbital (normalmente chamado de "Green Album" para diferenciá-lo de seu sucessor semelhante, "Brown Album") surgiu em 1991, a música que alimentou os Summers of Love de 1988 e 1989 estava começando a ter apelo da massa. Visto em retrospecto, o início dos anos 90 foi a era de ouro para a música eletrônica.
O single de estreia de Orbital, Chime, foi produzido em um toca-fitas, sua versão remasterizada chegou ao número 17 na parada de singles em 1990.
Junto com Strings of Life do Rhythim Is Rhythim, Chime representa uma das mais influentes faixas de música eletrônica já gravadas. A versão aqui é tão vital quanto o lançamento do single original, as punhaladas iluminadas pelo sol, de sua passagem introdutória quebrando contra um riff metálico descendente e atemporal que dispara endorfina.
Da mesma forma impressionante, embora mais reflexiva, Belfast tece um rabisco eletrônico em constante progressão, o equivalente aural de uma escrita brilhante no ar, e tons de acorde maior em torno de um sample sublime do coral de O Euchari de Hildegard von Bingen. Trilha sonora para o final de inúmeros fins de semana, a faixa fica primorosamente equilibrada entre uma beleza alegre e uma melancolia poderosa.
Na verdade, as faixas apresentadas foram gravadas ao longo de vários anos, sem nenhuma intenção particular de serem agrupadas.
Os álbuns posteriores do Orbital seriam muito mais coerentes no tema, mas com toda certeza, a energia e criatividade em jogo no álbum Green o tornam irresistível.