No dia 1 de outubro de 1984, era lançado The Unforgettable Fire, quarto álbum de estúdio da banda irlandesa U2. Você confere as faixas do U2 na programação da Fakktory.
O título do álbum é uma referência a The Unforgettable Fire, uma mostra de arte sobre o bombardeio atômico de Hiroshima.
Pride (In the Name of Love) e MLK são tributos líricos a Martin Luther King Jr.
The Unforgettable Fire recebeu críticas geralmente favoráveis e produziu o maior sucesso da banda na época, Pride (In the Name of Love), bem como a favorita ao vivo, Bad.
De muitas maneiras, o U2 levou sua predileção por sons bombásticos o mais longe que pôde em War, então, não é uma surpresa completa que eles tenham escolhido explorar os meandros da guitarra de Edge com camadas e efeitos no álbum seguinte.
Trabalhando com os produtores Brian Eno e Daniel Lanois, o U2 criou uma série sombria e quase alucinatória de paisagens sonoras interligadas que ocasionalmente são pontuadas por canções e melodias reconhecíveis. Em tal cenário, a banda floresce e tropeça, criando algumas de suas melhores músicas, bem como algumas de suas piores.
Elvis Presley and America pode muito bem ser a tentativa poética mais embaraçosa de Bono, mas é redimida pela arrepiante e maravilhosa Bad, uma elegia de dois acordes. Da mesma forma, as texturas fluidas e brilhantes da faixa-título, a agressiva A Sort of Homecoming e a já citada Pride (In the Name of Love) são todas notáveis, classificadas entre as melhores do U2, tornando os passos em falso que bagunçam o restante do álbum de alguma forma perdoáveis.