No dia 1 de outubro de 1991 era lançado Diamonds and Pearls, 13º álbum de estúdio de Prince, e o primeiro com sua nova banda de apoio The New Power Generation. Você confere as faixas do Prince na programação da Fakktory.
Prince passou a segunda metade dos anos 80 cortejando o público pop, e na época do Graffiti Bridge, ele havia perdido muito de sua base de fãs de R&B. Como resposta, ele formou a New Power Generation e gravou Diamonds and Pearls, seu primeiro disco a se reconectar com o público urbano desde 1999, bem como o primeiro a reconhecer a revolução do hip-hop. Ele consegue se reinventar habilmente como um soulman urbano sem sacrificar sua inovação musical.
The New Power Generation é uma banda mais habilidosa do que o Revolution, e eles são capazes de tornar o funk de Prince mais jazzístico, particularmente em "Willing and Able", a alegre "Strollin '" e "Walk Don't Walk". É claro que essas canções sutilmente texturizadas são onde seu coração está, mas as canções criadas para reconquistar seu público, o grito de dança da pista de dança "Gett Off", o groove sexy da T. Rex "Cream", a obra-prima negligenciada "Money Don't Matter 2 Night" e a balada popular "Diamonds and Pearls", são todos singles pop fantásticos. No entanto, muito do resto de Diamonds and Pearls é composto de funk e R&B medianos que soam menos como exercícios inspirados do que exercícios estilísticos. Mesmo com esses momentos de fraqueza, Diamonds and Pearls é um bom disco, embora seja apenas um pouco melhor do que Lovesexy e Graffiti Bridge.