Em outubro de 1987 era lançado Red, segundo álbum da dupla The Communards. Você confere as faixas do The Communards na programação da Fakktory.
O álbum produzido por Stephen Hague alcançou o número 4 na parada do Reino Unido e número 93 na Billboard 200 dos EUA e foi certificado de platina no Reino Unido.
Optar pelo produtor Stephen Hague provou ser uma jogada inteligente de Jimmy Somerville (Ex- Bronski Beat) e Richard Coles. Red encabeça sua estreia respeitável em quase todos os aspectos. Cada vez mais melódico, cada vez mais polido e cada vez mais firme, o álbum foi um definidor da eurodance na segunda metade dos anos 80.
Never Can Say Goodbye foi escrita por Clifton Davis e foi originalmente interpretada por The Jackson 5, mas esta versão é semelhante à versão disco de Gloria Gaynor, que se destaca de qualquer outra versão gravada graças ao vocal marcante de Somerville. Mais uma vez, a poppy disco é interrompida pelo treino ocasional de piano, e Somerville continua a mudar com diferentes temas líricos, incluindo a emocionante For a Friend,, escrita para uma vítima de AIDS próxima a ele e Coles.
Os outros dois singles do álbum, Tomorrow e There More to Love Than Boy Meets Girl, são mais fortes do que qualquer coisa do álbum de estreia do duo.