No dia 1 de outubro de 1985 era lançado What Does Anything Mean? Basically, segundo álbum de estúdio da banda inglesa The Chameleons. Você confere as faixas do The Chameleons na programação da Fakktory.
What Does Anything Mean? Basically provou ser uma raridade entre os "segundos álbuns", algo que ao mesmo tempo tornou a banda ainda mais única em seu som, evitando a repetição do trabalho anterior.
Ironicamente, a primeira faixa, Silence, Sea and Sky, acabou por ser a faixa menos semelhante a Chameleons de todos os tempos, sendo apenas uma introdução de sintetizador de dois minutos tocada por Mark Burgess e Dave Fielding. Mas com a introdução suave da absolutamente maravilhosa Perfumed Garden, liricamente uma das melhores faixas nostálgicas de Burgess, rapidamente fica claro de qual banda estamos falando.
O fogo empático que infundiu as palavras de Burgess para canções como Singing Rule Britannia (While the Walls Close In), um ataque poético ao governo Thatcher, o comando da bateria de John Lever que continua a impressionar, e Fielding e Reg Smithies permanecem guitarristas por excelência; só o solo escaldante de Return of the Roughnecks já é um tesouro.
A combinação sublime apressada de Looking Inwardly e o rasgo crescente e explosivo de One Flesh, levando a uma coda instrumental relaxada que ancora o segundo lado, enquanto P.S. Goodbye fornece uma conclusão adorável e melancólica para um registro surpreendente.
Ouvir esse álbum é como entrar em outra dimensão.