Philip Oakey é um dos aniversariantes do dia. Nascido dia 2 de outubro de 1955, Philip Oakey é vocalista da banda The Human League. Você confere as faixas do The Human League na programação da Fakktory.
No início, em Sheffield, 1977, os amigos de escola Martyn Ware, Ian Craig Marsh e Adi Newton, formaram uma banda chamada The Future. Eles faziam parte de um gênero musical emergente que usava sintetizadores analógicos em vez de instrumentos tradicionais, que mais tarde seria chamado de synthpop.
Newton deixou a banda depois que eles foram rejeitados pelas gravadoras. Ware convidou o amigo Oakey como novo vocalista e, embora não tivesse nenhuma experiência musical, aceitou.
No final de 1977, The Future mudou seu nome para The Human League, baseado no jogo de tabuleiro de ficção científica The Star Force Interstellar States.
Depois de dois discos lançados, dificuldades financeiras, discussões entre os integrantes (que culminou na saída de Ware e Marsh, dois dos fundadores da época do The Future), com uma nova formação a banda lança em 1981 o álbum Dare, grande parte dele escrito por Oakey.
Dare logo se tornou um sucesso e alcançou o status de multiplatina. No mesmo ano era lançado o single Don't You Want Me, liderando as paradas e chegando a mais de 1,5 milhões de cópias vendidas no Reino Unido. Ele também liderou as paradas americanas, vendendo mais de um milhão de cópias. Até hoje Don't You Want Me permanece no 28º single mais vendido de todos os tempos.
Sua colaboração de maior sucesso comercial foi com Giorgio Moroder em 1984 com a faixa Together in Electric Dreams.
Em 2009, Oakey colaborou com os Pet Shop Boys na faixa This Used to Be the Future.
Em 2011, a banda lançou um novo álbum, Credo.
O The Human League já vendeu mais de 20 milhões de discos em todo o mundo.