Radiohead - Kid A - 2 de outubro de 2000
Álbuns / Singles
Publicado em 02/10/2024

No dia 2 de outubro de 2000, era lançado Kid A, quarto álbum de estúdio da banda Radiohead. Você confere as faixas do Radiohead na programação da Fakktory.

Após o estresse ao promover o aclamado OK Computer, Thom Yorke queria se afastar ainda mais do rock. Inspirando-se na música eletrônica, música ambiente, krautrock, jazz e música clássica do século 20.

A princípio, o álbum era para ter sido lançado como duplo, mas o material se mostrou muito denso e um segundo álbum das sessões, Amnesiac, foi lançado no ano seguinte.

O Radiohead não lançou singles ou videoclipes e conduziu poucas entrevistas e sessões de fotos. Em vez disso, eles se tornaram um dos primeiros grandes artistas a usar a Internet como ferramenta promocional.

Kid A estreou no topo da UK Albums Chart e se tornou o primeiro álbum do Radiohead nos Estados Unidos, onde vendeu mais de 207.000 cópias na primeira semana. Foi certificado como platina na Austrália, Canadá, França, Japão, Estados Unidos e Reino Unido.

Como OK Computer, ganhou o Grammy de Melhor Álbum Alternativo e foi indicado ao Grammy de Álbum do Ano.

Seu afastamento do som anterior dividiu fãs e críticos, alguns o rejeitaram como pretensioso e obscuro. No entanto, Kid A atraiu mais tarde grande aclamação; Rolling Stone, Pitchfork e The Times classificaram Kid A como o melhor álbum dos anos 2000.

Em 2020, a Rolling Stone classificou-o em 20º lugar em sua lista atualizada dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

Kid A leva tempo para se revelar; várias execuções são necessárias apenas para discernir a forma da música, para controlar canções tranquilas, flutuantes, minimamente arranjadas e sem refrões. Kid A é facilmente o álbum eletrônico de maior sucesso de uma banda de rock, mesmo que não soe como o trabalho de uma banda de rock, mas definitivamente, soa como Radiohead.

 

Comentários