No dia 2 de outubro de 2007 era lançado Oracular Spectacular, primeiro álbum de estúdio da banda MGMT. Você confere as faixas do MGMT na programação da Fakktory.
O álbum foi promovido por três singles: Time to Pretend, Electric Feel e Kids. Tanto Time to Pretend quanto Kids foram regravados para o álbum; eles foram incluídos originalmente no EP anterior da banda, Time to Pretend (2005).
O álbum recebeu críticas positivas, que elogiaram seu estilo de produção, direção musical e composição. Foi nomeado para o prêmio International Album no Brit Awards de 2009. Em 2012, a Rolling Stone classificou o álbum no número 494 em sua lista The 500 Greatest Albums of All Time.
Quando a gravadora pediu à MGMT uma lista dos produtores dos seus sonhos, com poucas expectativas, eles responderam sarcasticamente: Prince, Nigel Godrich, Barack Obama e "não Sheryl Crow". A Columbia voltou com Dave Fridmann, produtor mais conhecido por seu trabalho com Flaming Lips e Mercury Rev.
À maneira típica de Fridmann, Oracular Spectacular é uma megaprodução glamorosa por completo. A bateria extremamente distorcida e os teclados cintilantes são articuladamente dispostos em camadas enquanto ele assume as rédeas. Como esperado, o polimento de 14 quilates aumenta a mistura do MGMT de psicodélico e indie-electro para algo brilhante, resultando em algumas das canções pop mais cativantes vindas de N.Y.C. desde a virada do milênio.
As músicas soam clássicas e novas ao mesmo tempo, prestando homenagem a Bowie, The Kinks e os Stones, enquanto atualizam as progressões tradicionais com flashes de Royal Trux, Ween e LCD Soundsystem.
Apesar da ironia sempre presente, as músicas nunca parecem insinceras e o álbum é inerentemente forte o tempo todo, tornando-o um início sólido para sua carreira.