Em outubro de 1985 chegou às lojas This Is Big Audio Dynamite, álbum de estreia da banda inglesa Big Audio Dynamite, liderada por Mick Jones, ex-guitarrista e covocalista do Clash. Você confere as faixas do Big Audio Dynamite na programação da Fakktory.
O álbum alcançou a posição #27 na UK Albums Chart e #103 na Billboard 200, e foi certificado ouro pelo BPI.
Três singles foram lançados do álbum, todos classificados nas paradas no Reino Unido, The Bottom Line, E = MC² e Medicine Show.
O videoclipe de Medicine Show apresenta dois outros ex-integrantes do Clash, Joe Strummer e Paul Simonon como policial, bem como John Lydon do Sex Pistols e Public Image Ltd.
Tirado do Clash, Mick Jones respondeu vigorosamente com Big Audio Dynamite, um equipamento audio-terrorista modernista cuja sua estreia em 1985 com This Is Big Audio Dynamite, parecia ainda mais futurista quando comparada à redefinição retro reducionista de Joe Strummer do Clash em Cut the Crap.
Strummer pode ter pretendido se livrar de todos os elementos experimentais do auge do Clash, mas Jones, em colaboração com o cineasta Don Letts, pegou onde Sandinista! parou, ancorando BAD no dance e no rap, construindo a estreia do grupo em camadas de samples e baterias eletrônicas.
Como costuma ser o caso, o que antes era voltado para o futuro parece inextricavelmente ligado ao seu tempo em retrospecto, e os ritmos electro retinidos, samples de Sergio Leone, scratches, sintetizadores e músicas de seis minutos de This Is Big Audio Dynamite evocam 1985 de uma forma que poucos outros discos fazem.
No entanto, a ousadia do BAD permanece impressionante, até mesmo visionária e é bastante acessível para um álbum que é, em sua essência, rock de vanguarda.