Barbara K. - 4 de outubro de 1958
Músicos / Artistas
Publicado em 04/10/2024

Barbara K. MacDonald é a aniversariante do dia. Nascida no dia 4 de outubro de 1958, Barbara Kooyman (também conhecida por seu nome artístico Barbara K e anteriormente Barbara K. MacDonald) é uma cantora e compositora americana.

Na década de 1980, ela e seu então marido Pat MacDonald e uma beat box formaram o Timbuk 3. A dupla trabalhou na estrada com Bob Dylan, Sting e Jackson Browne. Certa vez, eles apareceram no Saturday Night Live e foram indicados ao Grammy de Melhor Novo Artista em 1987.

Depois de se divorciar de MacDonald em 1995, Kooyman permaneceu em Austin, criando o filho do casal, assumindo o nome de Barbara K, e seguindo uma carreira solo. Ela se enraizou na rica comunidade musical da cidade e gravou três álbuns solo, dois dos quais apresentavam suas canções originais e um repleto de suas próprias interpretações das canções do Timbuk 3 (todos os três álbuns lançados em seu próprio selo Sparrows Wheel).

Como um artista independente, Kooyman viu a necessidade na indústria musical de fortalecer as alianças entre os artistas e os meios de comunicação. Ela e os cofundadores Wolfgang Pracht e Ben Bright conceberam e criaram Artists For Media Diversity, ou A4MD. A organização de caridade 501 foi formada para proteger a liberdade de expressão por meio do financiamento de serviços para fontes de mídia não comerciais alternativas, para fomentar vozes da mídia independente e para promover a diversidade musical e cultural.

O trabalho de Kooyman, tanto musical quanto organizacional, está enraizado no ativismo social e na responsabilidade. Após o derramamento de óleo da Deepwater Horizon em 2010, Barbara K e Wolfgang Pracht escreveram uma reflexão sobre as implicações ambientais de tal desastre: "Swimming In Blackwater".

 

Comentários