No dia 4 de outubro de 1982, era lançado Kissing to Be Clever, álbum de estreia do Culture Club. Você confere as faixas do Culture Club na programação da Fakktory.
O disco inclui o single de sucesso internacional, Do You Really Want to Hurt Me, que alcançou o nº 1 no Reino Unido e o Top 10 de muitas paradas ao redor do mundo. O álbum já vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo mais de 1 milhão nos Estados Unidos, onde foi certificado como Platina pela RIAA.
Kissing to Be Clever é o álbum que colocou o Culture Club no mapa musical. Incorporando pop, rock, dance, new wave, soul e ritmos caribenhos (uma mistura de culturas), o resultado foi uma apresentação pop progressiva e comovente que marcou vários sucessos internacionais e transformou o líder da banda, Boy George, em uma estrela.
Algumas faixas foram sucessos europeus, mas o primeiro single oficial, Do You Really Want to Hurt Me, é uma obra-prima simples, ressonando com uma dor que remetia às clássicas canções do passado.
A maioria das outras canções são bem diferentes, com batidas enérgicas e, às vezes, temas exagerados (Boy Boy I'm the Boy, White Boys Can't Control It e White Boy).O álbum teve outros dois grandes sucessos, a alegre e vibrante I'll Tumble 4 Ya e a maravilhosa Time (Clock of the Heart).
No entanto, esteja ciente de que Time está apenas em certas prensagens do álbum. Quando o disco foi lançado em CD, e uma vez que o selo Epic se dissolveu, a capa do álbum, anteriormente colorida, virou preto e branco e Time foi omitida, o que é ridículo, considerando que a música foi um grande hit, e o álbum ficou com apenas nove faixas. Ainda assim, este conjunto de músicas é um destaque dos anos 1980 e prepara o futuro para uma das bandas mais amadas e frequentemente lembradas da década.