Talking Heads - Remain In Light - 8 de outubro de 1980
Álbuns / Singles
Publicado em 08/10/2024

No dia 8 de outubro de 1980, era lançado Remain In Light, quarto álbum do Talking Heads. Você confere as faixas do Talking Heads na programação da Fakktory.

O disco foi gravado nas Bahamas e na Filadélfia entre julho e agosto de 1980 e produzido pelo colaborador de longa data Brian Eno.

Após o lançamento de seu álbum anterior Fear of Music em 1979, o quarteto e Eno buscaram dissipar a noção da banda como um mero veículo para o vocalista e compositor David Byrne.

Baseando-se na influência do músico nigeriano Fela Kuti, a banda experimentou polirritmos africanos, funk e eletrônica, gravando faixas instrumentais como uma série de ritmos em loop. As sessões incorporaram uma variedade de músicos paralelos, incluindo o guitarrista Adrian Belew, a cantora Nona Hendryx e o trompetista Jon Hassell.

Byrne adotou um estilo lírico disperso e com fluxo de consciência inspirado no rap antigo e na literatura acadêmica na África.

A banda se expandiu para nove integrantes para uma turnê promocional, e após sua conclusão, eles entraram em um hiato por vários anos, deixando os integrantes em seus projetos paralelos.

Remain in Light foi amplamente aclamado pela crítica, que elogiou sua experimentação sonora, inovações rítmicas e fusão coesa de gêneros díspares. O álbum alcançou o número 19 na Billboard 200 dos EUA e número 21 na UK Albums Chart, e gerou os singles Once in a Lifetime e Houses in Motion.

Ele apareceu em várias listas de publicações dos melhores álbuns da década de 1980 e de todos os tempos, e é frequentemente considerado a magnum opus dos Talking Heads.

Em 2017, a Biblioteca do Congresso considerou o álbum "culturalmente, historicamente ou artisticamente significativo" e o selecionou para preservação no Registro Nacional de Gravações.

 

Comentários