Soft Cell - Cruelty Without Beauty - 8 de outubro de 2002
Álbuns / Singles
Publicado em 08/10/2024

No dia 8 de outubro de 2002 era lançado Cruelty Without Beauty, quarto álbum de estúdio do Soft Cell. Você confere as faixas do Soft Cell na programação da Fakktory.

É o primeiro álbum do duo desde 1984 com This Last Night in Sodom. Durante os 18 anos que separam o último lançamento deste disco, tanto Marc Almond quanto Dave Ball seguiram carreiras solo e ocasionalmente trabalharam juntos em alguns álbuns (o maravilhoso álbum de 1990 de Marc Almond, Enchanted) e singles remix. Mas aqui, os dois estão juntos com força total. As letras de Almond estão entre as melhores que ele já escreveu, especialmente na trágica Whatever It Takes, que parece ser a sequência de seu single de estreia, Fun City, revisitando o mesmo personagem 25 anos depois.

Tudo vem junto com uma escrita brilhante e o arranjo atmosférico e misterioso crescente de Ball. E a música cresceu, claro, parece um Soft Cell atualizado, os anos 80 não estão à vista. Sabiamente, este não é um álbum "retro" com regravações dos grandes sucessos da dupla, mas sim um Soft Cell mais maduro.

No geral, o disco tem um tom sombrio e semi-político refletindo o final dos anos 90 e início dos anos 2000. Embora esteja mais sombrio, também é cativante e acessível. A voz de Almond é forte e emotiva, vivendo e respirando suas histórias e observações. Autobiográfico? Talvez, mas no final não importa. As histórias são vivas e a música incrível.

A única verdadeira vergonha é que Almond e Ball não criavam música há 18 anos, porque este álbum mostra o talento e a habilidade dos dois, e como o tempo se adaptou a eles.

 

Comentários