Peter Saville (Factory Records) - 9 de outubro de 1955
Músicos / Artistas
Publicado em 09/10/2024

Peter Andrew Saville é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 9 de outubro de 1955, Peter Saville é um diretor de arte e designer gráfico inglês que ganhou destaque pelas muitas capas de discos que projetou para a Factory Records. Você confere as faixas das bandas da Factory na programação da Fakktory.

Saville se envolveu na cena musical após conhecer Tony Wilson, o jornalista e locutor. A reunião resultou na encomenda de Wilson do primeiro pôster da Factory (FAC 1) e na participação de Saville como um dos sócios da Factory Records. Ele projetou muitas capas de discos para artistas da gravadora, principalmente Joy Division e New Order.

Saville colaborou com Ben Kelly em vários projetos durante este período. A dupla ganhou o Prêmio Designers e Diretores de Arte pela capa do primeiro álbum da banda Orchestral Maneuvers in the Dark de 1980.

O design de Saville para o último álbum do Joy Division, Closer, lançado logo após o suicídio de Ian Curtis em maio de 1980, foi controverso em sua representação do corpo de Cristo sepultado. No entanto, o projeto era anterior à morte de Curtis, fato que a revista New Musical Express foi capaz de confirmar.

A produção de Saville neste período incluiu a reapropriação do cânone da arte e do design. A pintura "Roses" de Fantin-Latour tornou-se a capa do álbum Power, Corruption & Lies (1983) do New Order, por exemplo.

No filme de 2002, 24 Hour Party People, que é baseado em Tony Wilson e na história da Factory Records, sua reputação de perder prazos é comicamente destacada.

Em 1979, Saville mudou-se de Manchester para Londres, produzindo trabalhos para artistas como Roxy Music, Wham!, OMD, Ultravox e Peter Gabriel.

Saville foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) nas Honras de Ano Novo de 2020 por serviços de design.

 

Comentários