Alain Jourgensen (Ministry) - 9 de outubro de 1958
Músicos / Artistas
Publicado em 09/10/2024

Alain David Jourgensen é mais um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 9 de outubro de 1958, Alain Jourgensen é o líder e letrista da banda de metal industrial Ministry, que fundou em 1981 e onde continua sendo o único integrante constante. Você confere as faixas do Ministry na programação da Fakktory.

Ele também foi músico principal de vários projetos relacionados ao Ministry: Revolting Cocks, 1000 Homo Djs, Lard, Buck Satan e os 666 Shooters.

Jourgensen também produziu e/ou gravou com vários outros artistas, incluindo Prong, Skinny Puppy, Front Line Assembly, Alan Vega, Iggy Pop e Jello Biafra.

Nascido em Havana pouco antes da Revolução Cubana de 1959, Jourgensen mudou-se para os Estados Unidos com sua família aos três anos de idade e foi criado principalmente em Chicago e Breckenridge, Colorado. Ele desenvolveu um interesse por música ainda jovem, e esteve envolvido em várias bandas de curta duração, bem como se apresentando brevemente na banda de apoio da artista drag Divine.

Jourgensen formou o Ministry em 1981 em Chicago e recebeu atenção significativa da imprensa musical em relação ao álbum de estreia da banda em 1983, With Sympathy, com um sonoridade mais acessível e new wave. Os lançamentos subseqüentes de Jourgensen a frente do Ministry na década de 1980, mostraram sua transição estilística e sonora, cada vez mais pesada.

No início de 1990, ele alcançou o sucesso com o quinto álbum de estúdio do Ministry, Psalm 69: The Way to Succeed e the Way to Suck Eggs (1992).

Os anos seguintes foram marcados pela publicidade em torno do abuso de substâncias, que afetou negativamente sua produção criativa e resultou em um período de depressão severa. Durante este tempo, Jourgensen e Ministry apareceram no filme de Steven Spielberg de 2001 A.I. Inteligência artificial.

 

Comentários