No dia 9 de outubro de 1989 era lançado Automatic, terceiro álbum da banda The Jesus and Mary Chain. Você confere as faixas do The Jesus and Mary Chain na programação da Fakktory.
O grupo neste álbum é basicamente a dupla principal dos irmãos William e Jim Reid com uma bateria eletrônica fornecendo percussão e até mesmo um sintetizador no baixo. O único outro músico creditado foi Richard Thomas (ex-integrante do Dif Juz), que se juntou à versão em turnê de The Jesus and Mary Chain como baterista. Ele tocou bateria em Gimme Hell.. Ele também fez aparições no LP Victorialand do Cocteau Twins e Filigree & Shadow do This Mortal Coil.
Automatic contém Blues from a Gun, seu single de maior sucesso na América até então, e Head On (posteriormente regravada pelo Pixies).
A recepção dos críticos e fãs melhorou com o passar do tempo. Pitchfork escreveu em 2006 que "a sabedoria convencional erroneamente chama [Automatic] de fracasso" na discografia da banda, mas que, em retrospectiva, o álbum "parece um dos grandes da carreira" e tem sido um dos favoritos dos fãs.
Em Automatic eles dominam. Refrões enormes e inesquecíveis são construídos a partir dos riffs de guitarra mais esparsos e cruéis; passagens melódicas suaves dão lugar a dissonância severa; letras desoladas e profundas, muitas lidando com vícios de amor, drogas, TV, etc, são gravadas na memória pela voz suave e agradável de Jim Reid
Automatic é a música pop do purgatório, o som do céu se transformando no inferno e vice-versa.