No dia 10 de outubro de 1988 era lançado Rattle and Hum, um álbum híbrido ao vivo/de estúdio da banda irlandesa U2, e um documentário complementar dirigido por Phil Joanou. Você confere as faixas do U2 na programação da Fakktory.
O álbum foi produzido por Jimmy Iovine e lançado em 10 de outubro de 1988, enquanto o filme foi distribuído pela Paramount Pictures e lançado em 27 de outubro de 1988.
Após o grande sucesso do disco anterior da banda, The Joshua Tree, The Rattle and Hum é uma captura das experiências contínuas com a música de raiz americana na Joshua Tree Tour, incorporando ainda mais elementos de blues rock, folk rock e música gospel em seu som.
Uma coleção de novas faixas de estúdio, performances ao vivo e covers, o projeto inclui gravações no Sun Studios em Memphis e colaborações com Bob Dylan, B.B. King e o coral gospel New Voices of Freedom do Harlem. Embora Rattle and Hum visasse representar a banda em homenagem às lendas do rock, alguns críticos acusaram o U2 de tentar se colocar entre esses artistas.
A recepção crítica tanto ao álbum quanto ao filme foi mista; um editor da Rolling Stone falou sobre a "empolgação" do álbum, outro o descreveu como "equivocado e bombástico".
O filme não foi bem nas bilheterias, mas o álbum foi um sucesso comercial, alcançando o primeiro lugar em vários países e vendendo 14 milhões de cópias. O single principal, Desire, se tornou a primeira música número um da banda no Reino Unido, alcançando a terceira posição nos Estados Unidos.
Enfrentando uma estagnação criativa e uma reação crítica a Rattle and Hum, o U2 se reinventou na década de 1990 por meio de uma nova direção musical e imagem pública.