No dia 10 de outubro de 1983, era lançado Colour by Numbers, segundo álbum do Culture Club. Você confere as faixas do Culture Club na Fakktory.
Precedido pelo hit Karma Chameleon, que alcançou o primeiro lugar em vários países, o álbum alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e vendeu 10 milhões de cópias no mundo todo. O disco foi certificado como platina tripla no Reino Unido e platina quádrupla nos Estados Unidos.
Color by Numbers foi o álbum de maior sucesso do Culture Club e, sem dúvida, um dos álbuns mais populares da década de 1980. Pontuando nada menos que quatro singles de sucesso nos EUA (e cinco no exterior), este conjunto dominou as paradas por um ano inteiro, tanto nos EUA quanto na Europa.
Músicas contagiantes, vídeos em toda a MTV e uma banda ímã na mídia. Boy George soou tão caloroso e comovente como sempre, mas uma das verdadeiras estrelas neste set foi a vocalista de apoio Helen Terry, que realmente trouxe a casa para baixo no inesquecível primeiro single do álbum, Church of the Poison Mind.
Este álbum também apresentou o maior (e único número um) sucesso da banda, a irresistivelmente cativante Karma Chameleon, seu Top Five seguinte, Miss Me Blind, e o quarto single (e grande sucesso dos clubes), It's a Miracle (que também apresentava a inconfundível Helen Terry).
Também estão aqui Victims, uma balada grande, sombria, profunda e bombástica que foi um grande sucesso no exterior, mas nunca lançada nos Estados Unidos.
Na década de 1980, a música era, em muitos casos, extravagante, divertida, sexy, comovente, colorida, andrógina e despreocupada, e este álbum capturou esse espírito perfeitamente. Imprescindível para qualquer colecionador de música dos anos 1980, e o auge artístico e comercial de uma banda que ainda atraiu novos fãs anos depois.