Em outubro de 1986 era lançado London 0 Hull 4, álbum de estreia do The Housemartins. Você confere as faixas do The Housemartins na programação da Fakktory. Sintonize https://fwr.radio/
O disco contém os singles Flag Day (#124 UK), Sheep (#54 UK), Happy Hour (#3 UK) e Think for a Minute ( #18 Reino Unido).
O título se refere à cidade natal da banda, Kingston Upon Hull, e tem o formato de um placar de uma partida de futebol. Também se refere à afirmação de Paul Heaton de que os Housemartins eram apenas a quarta melhor banda de Hull. Em outras palavras, Hull teve quatro grandes bandas, em comparação com nenhuma de Londres. As outras três bandas do Hull em questão eram Red Guitars, Everything but the Girl e The Gargoyles.
O álbum de estreia dos Housemartins oferece canções pop enganosamente simples e melodiosas que são projetadas para causar algum desconforto quando você começar a experimentá-las. O cantor e compositor Paul Heaton canta com uma voz assustadoramente juvenil, aguda, e seus companheiros de banda contribuem com harmonias angelicais, bem como configurações instrumentais de guitarra doces e diretas. Mas ouça atentamente as letras de Heaton e você se verá mergulhado em um mundo de ressentimento de classe, amarga decepção econômica e raiva estrangulada.
Heaton não é um escritor simples, sua política é um estranho amálgama de marxismo e cristianismo, mas suas opiniões são brutalmente inflexíveis, e constituem um punho de ferro envolto na luva de veludo do pop de guitarra feliz dos Housemartins.
Concorde com ele ou não, não há como negar o poder da música.
Após se separarem em 1988, Paul Heaton e Dave Hemingway formaram o Beautiful South, enquanto o baixista Norman Cook se tornou DJ e produtor musical de dance music e eletrônica como o famoso Fatboy Slim.