No dia 16 de outubro de 1989 era lançado Hats, segundo álbum da banda escocesa The Blue Nile. Você confere as faixas do Blue Nile na programação da FWR.radio.
Depois de um atraso prolongado onde o trabalho de um álbum inteiro foi descartado, o The Blue Nile lançou Hats para críticas entusiasmadas, incluindo uma rara classificação de cinco estrelas da revista Q.
Também se tornou o álbum de maior sucesso da banda, alcançando o 12º lugar nas paradas de álbuns do Reino Unido e gerando três singles: The Downtown Lights, Headlights on the Parade e Saturday Night.
The Downtown Lights foi regravada por dois artistas em 1995: por Annie Lennox (com quem The Blue Nile trabalhou em seu álbum de estreia, Diva) em seu segundo álbum solo, Medusa e por Rod Stewart em seu álbum A Spanner in the Works.
Cinco longos anos em construção, valeu a pena esperar o estelar Hats do Blue Nile; extenso e majestoso, é um triunfo da visão pessoal sobre os cálculos frios e remotos da tecnologia.
Embora criado quase exclusivamente sem o benefício de instrumentos ao vivo, é, no entanto, um álbum imensamente caloroso e humano; Os vocais lamentosos de Paul Buchanan e as canções são incomumente comoventes, e sua implantação de exuberantes lavagens de sintetizadores e percussão eletrônica nunca é gratuita, cada música, em vez disso, é trabalhada com precisão pictórica. Impressionistas e cintilantes, faixas como The Downtown Lights e From a Late Night Train são perfeitamente evocativas de seus títulos: ricas em atmosfera romântica e detalhes, elas evocam um mundo de fantasia noturno iluminado por neon e envolto em névoa, deixando Hats em uma experiência intensamente cinematográfica, bem como uma obra-prima da obsessão musical.