Em outubro de 1988 era lançado Fisherman's Blues, quarto álbum de estúdio do The Waterboys. Você confere as faixas do The Waterboys na programação da FWR.radio.
O álbum marcou uma nova mudança no som da banda, com eles abandonando seu antigo som de rock grandioso por uma mistura de música tradicional irlandesa, música tradicional escocesa, country e rock. Os críticos ficaram divididos em seu lançamento, alguns desapontados com a mudança de direção e outros classificando-o entre os melhores trabalhos de The Waterboys.
O disco foi o mais vendido dos Waterboys, alcançando o 13º lugar nas paradas do Reino Unido e 76 na Billboard 200.
Mike Scott vinha perseguindo sua "big music" desde que fundou os Waterboys, então foi um choque quando ele reduziu o som do grupo para o folk irlandês e inglês em Fisherman's Blues.
Embora as influências do rock de arena tenham diminuído, a visão de Scott não é menos arrebatadora ou romântica, fazendo com que até as músicas mais simples de Fisherman's Blues pareçam épicas. No entanto, o álbum é o mais caloroso e recompensador dos Waterboys, ostentando um punhado de belas canções: And a Bang on the Ear, a sinistra We Will Not Be Lovers, Has Anybody Here Seen Hank?, e a faixa-título, bem como uma cover surpreendentemente bem-sucedida de Sweet Thing de Van Morrison.
O álbum foi incluído no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.