No dia 17 de outubro de 1983 era lançado Union of the Snake, nono single da banda britânica Duran Duran. Você confere essa e outras faixas do Duran Duran na programação da FWR.radio.
Union of the Snake foi o primeiro single do terceiro álbum, Seven and the Ragged Tiger (1983), e precedeu seu lançamento em um mês.
Foi originalmente intitulado The Union at Stake, quando a banda foi entrevistada no The Oxford Road Show em março de 1983, antes de sua primeira apresentação de Is there something I should know? na TV no Reino Unido.
Tornou-se um dos singles mais populares do Duran Duran, alcançando o primeiro lugar no US Cash Box e chegando ao terceiro lugar no UK Singles Chart e no US Billboard Hot 100 no final de 1983.
A mixagem de Union of the Snake foi feita até o último minuto, antes que as fitas tivessem que ser entregues à EMI para impressão. O letrista Simon Le Bon (notoriamente reticente em explicar suas letras oblíquas) sugeriu no livro lírico dos Duran Duran, The Book of Words, que a fronteira pode ser aquela entre o consciente e o subconsciente. Em entrevistas posteriores, ele proclamou que a letra era uma referência ao sexo tântrico. O baterista Roger Taylor afirmou que a batida e a faixa de bateria foram baseadas no single Let's Dance do David Bowie, de 1983.
O lado B de Union of the Snake foi a faixa atmosférica Secret Oktober. Vinte e quatro horas antes das fitas master do single serem entregues à EMI para distribuição, o cantor Simon Le Bon e o tecladista Nick Rhodes escreveram e mixaram o lado B Secret Oktober em uma sessão de gravação que durou a noite toda.
Um remix estendido do single, intitulado Union of the Snake (Monkey Mix) foi incluído na versão 12".