The B-52's - Private Idaho - 17 de outubro de 1980
Álbuns / Singles
Publicado em 17/10/2024

Em outubro de 1980 era lançado Private Idaho, single do álbum de 1980, Wild Planet. Você confere essa e outras faixas do The B-52's na programação da FWR.radio.

Na música, o estado de Idaho é usado para representar um caso de paranóia, a letra "saia desse estado" significa sair desse estado de espírito. O vocalista do B-52, Fred Schneider, veio com o título, uma brincadeira com a frase "Private Eye" bem antes de Hall e Oates usá-la em uma música com um tema semelhante, mas com palmas.

Por que Idaho? Schneider explicou ao estadista de Idaho que era a reputação maluca do estado, dizendo: "Idaho é muito misterioso para todos nós. Sei que é um estado lindo, mas sei que também há muitos direitistas malucos e tudo mais". Ele acrescentou: "A música é sobre todas as coisas diferentes. Não é como uma paródia de Idaho ou algo assim."

Há uma lição de história interessante na letra: "nadando e girando como o ponteiro mortal de um relógio de rádio". Na década de 1920, o elemento radioativo rádio foi usado para pintar os mostradores de relógios que brilham no escuro. As mulheres que pintavam o rádio nos mostradores colocavam os pincéis na boca e os levavam a um ponto delicado. Isso levou a um alto índice de câncer e a um processo em 1928 que resultou em um acordo para as meninas.

Gus Van Sant usou o título dessa música em seu filme de 1991, My Own Private Idaho. Ele agradeceu aos B-52's nos créditos, mas foi tudo o que ganharam com isso.

O single foi sua segunda entrada nas paradas da Billboard Hot 100, na posição #74, e também alcançou a posição #5 no US Hot Dance Club Play, junto com o single anterior "Give Me Back My Man" e "Party out of Bounds", ambos do Wild Planet. "Private Idaho" alcançou o número 11 na Austrália. Foi o 83º maior hit australiano de 1980.

Comentários