Em outubro de 1982 era lançado Strawberries, quinto álbum do The Damned. Você confere as faixas do The Damned na programação da FWR.radio.
Recuperando-se um pouco do impacto desigual do The Black Album, a banda vêm com seu álbum mais forte desde Machine Gun Etiquette.
Por turnos alegres, sombrios, dramáticos, enérgicos e rosnando, ou tudo isso e mais ao mesmo tempo, Strawberries desafia as expectativas usuais de ser mais um bom álbum de rock, resistindo às tentativas fáceis de categorizá-lo. Os fãs mais velhos do punk provavelmente apreciariam a explosão inicial do álbum, Ignite. Logo em seguida vem a superior Generals, que combina lindamente piano e um arranjo nítido com o modo poderosamente suave de Vanian. A partir daí, é quase um caso de força-a-força conforme o álbum continua: a Stranger on the Town movida a metais, atrevida e afiada; os teclados vertiginosos e o barulho de Dozen Girls; os experimentos mais suaves de Gun Fury e The Pleasure and the Pain; a provocação de Reagan Bad Time for Bonzo; e a beleza brilhante de Under the Floor Again, ao mesmo tempo misteriosa e linda com uma pausa instrumental particularmente marcante mesclando algumas das letras mais positivas de Vanian.
Captain Sensible consegue dois momentos divertidos para si mesmo em Life Goes On e na brincadeira divertida de encerramento do álbum, Don't Bother Me. Enquanto isso, no centro do álbum está a faixa mais sombria e assustadora que a banda já gravou, The Dog, baseada na personagem de Claudia de Entrevista com o Vampiro de Anne Rice.
O bem-vindo relançamento da Cleópatra em 1993 adicionou cinco faixas bônus, incluindo a breve peça para piano do Captain, Torture Me, que aborda o mesmo assunto de Meat is Murder dos Smiths, mas com resultado indiscutivelmente menos intimidante e mais impactante.