No dia 19 de outubro de 1979 era lançado The Specials, álbum de estreia da banda britânica The Specials. Você confere as faixas do The Specials na programação da FWR.radio.
O álbum é visto por alguns como o momento decisivo na cena ska do Reino Unido. Produzido por Elvis Costello, o álbum captura o descontentamento e a raiva sentidos pela juventude da "selva de concreto". Uma frase emprestada do álbum de 1973 de Bob Marley, Catch a Fire, mas igualmente apropriadamente usada aqui para descrever as cidades violentas e sombrias do interior da Grã-Bretanha dos anos 1970.
Um momento perfeito capturado para sempre, assim é o álbum de estreia dos Specials; chegou às lojas em outubro de 1979 e disparou entre os cinco primeiros do Reino Unido. Foi uma revelação absoluta, exceto para qualquer um que tivesse visto a banda no palco, pois o álbum era em sua essência uma gravação de estúdio de seu show ao vivo, e às vezes até mesmo mascarado como um show.
São 14 canções fortes, a maioria originais, com algumas covers de clássicos incluídos em boa medida. Isso inclui a fabulosa versão de A Message to You Rudy de Dandy Livingstone, uma versão igualmente estelar de Monkey Man, dos Maytals, e a versão escaldante de Too Hot de Prince Buster.
Os Specials conseguiram destilar toda a raiva, desencanto e amargura do dia diretamente em sua música. É uma bebida amarga, agressivamente entregue, mesmo com os números mais lentos agudamente marcados.
Embora o produtor Elvis Costello tenha dado ao disco um som brilhante, ele não ilumina as correntes negras que percorrem as canções; de alguma forma sua produção as eleva. Resta aos convidados Rico Rodriguez e Dick Cuthell fornecer um pouco de sol caribenho ao som dos Specials, seus metais adoçando os flashes de raiva e descontentamento que varrem o disco.