No dia 19 de outubro de 2004 era lançado Unshattered, sétimo álbum solo do músico inglês Peter Murphy. Você confere as faixas do Peter Murphy na programação da FWR.radio.
Produzido por Gardner Cole, o álbum traz contribuições de vários músicos, incluindo os integrantes do Jane's Addiction, Stephen Perkins e Eric Avery, o guitarrista do Porno for Pyros, Peter DiStefano, o ex-baterista da Bauhaus, Kevin Haskins, e o compositor canadense Ned Bouhalassa.
Peter Murphy se reinventa mais uma vez em Unshattered. Embora a reforma não seja tão extrema quanto seu último álbum, é uma mudança definitiva de ritmo conforme Murphy suaviza seu tom. Este lançamento encontra o enigmático cantor/compositor em um estado de espírito notavelmente terno enquanto pronuncia canções de amor, misticismo e reflexão.
Comparando Unshattered é semelhante a Hours de David Bowie, enquanto Murphy canta em uma atmosfera tranquila. Há uma tendência espiritual ao longo da gravação. Em Face The Moon, Murphy procura seu criador fazendo a velha pergunta "Onde você está?" Com o toque suave de um violão no meio de alguns instrumentos sintéticos, Piece of You é compassivo e sincero enquanto o cantor fala de sua jornada para a vida após a morte. Murphy tem um flashback gótico na escrita conceitual de Blinded Like Saul, onde ele aumenta o volume e brinca com vocais distorcidos.
Lembranças de Dust se manifestam em Breaking No One's Heaven por meio de flauta sintetizada e percussão tribal com um trecho de palavra falada antes da transição para um timbre contemporâneo para encerrar o disco.
Peter Murphy cresceu com seu público e, embora Unshattered esteja muito longe de um Burning From The Inside, é igualmente relevante.