No dia 19 de outubro de 1979 era lançado One Step Beyond, álbum de estreia do grupo britânico Madness. Você confere as faixas do Madness na programação da FWR.radio.
Gravado e mixado em cerca de três semanas, o álbum alcançou a posição número dois e permaneceu no UK Albums Chart por mais de um ano.
Este foi o primeiro álbum produzido pela equipe de Clive Langer e Alan Winstanley, que iria produzir mais álbuns do Madness e trabalhar com artistas como Elvis Costello and the Attractions, Morrissey, Dexys Midnight Runners, They Might Be Giants e David Bowie.
A foto Nutty Train na capa, tirada por Cameron McVey, foi inspirada por uma foto do disco da banda Kilburn and the High Roads, em que o Paul Tonkin aparece na contracapa do álbum Handsome.
A faixa-título, lançada como single, foi escrita e gravada originalmente pelo músico ska jamaicano Prince Buster, e sua introdução Don't watch that, watch this... foi adaptada de outra música do Prince Buster, The Scorcher.
Madness faz mais rock and roll do que qualquer um. Caseiros e presunçosos, eles são mais puramente divertidos do que o power pop mais estonteante e autoconsciente. As músicas são ótimas e qualquer um que viu a banda ao vivo saberá que faixas como a edição do título, Night Boat To Cairo, My Girl e a subestimada Bed & Breakfast Man soam tão exuberantes e divertidas quanto no dia em que foram feitas.