No dia 20 de outubro de 1980, era lançado Boy, primeiro álbum de estúdio da banda irlandesa U2. Você confere as faixas do U2 na programação da FWR.radio.
O disco foi a primeira vez que a banda trabalhou com Lillywhite, que empregou técnicas de produção pouco ortodoxas, A banda achou Lillywhite muito encorajador e criativo, e ele posteriormente se tornou um produtor frequente de seus trabalhos gravados.
Originalmente, Boy foi programado para ser produzido por Martin Hannett, um produtor requisitado na época por seu trabalho aclamado pela crítica com o Joy Division. Hannett produziu o segundo single do U2, 11 O'Clock Tick Tock. No entanto, a experiência de trabalhar com ele não foi feliz para o U2, e a ideia dele produzir o álbum foi abandonada pela Island Records após as objeções da banda. Hannett também foi seriamente afetado pelo suicídio em maio de 1980 do vocalista do Joy Division, Ian Curtis, cuja angústia prejudicou temporariamente sua capacidade de continuar trabalhando.
Tematicamente, as letras do álbum refletem sobre a adolescência, a inocência e a passagem para a idade adulta, temas representados na arte da capa por meio da foto do rosto de um garoto. O menino modelo na capa é Peter Rowen, irmão mais novo de Guggi, amigo de Bono e ex-integrante do Virgin Prunes.
Boy recebeu críticas geralmente positivas e incluiu um dos primeiros singles do U2 a ser tocado nas rádios americanas, I Will Follow.
O lançamento foi seguido pela primeira turnê da banda pela Europa e EUA, a Boy Tour.
O álbum alcançou o pico nas paradas do Reino Unido na posição 52 em agosto de 1981 e nos Estados Unidos na posição 63.
Em 2003, Boy foi classificado em 417º na lista da Rolling Stone de "Os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos".