Madonna - Erotica - 20 de outubro de 1992
Álbuns / Singles
Publicado em 20/10/2024

No dia 20 de outubro de 1992 era lançado Erotica, quinto álbum da cantora americana Madonna. Você confere as faixas da Madonna na programação da FWR.radio.

O álbum foi lançado simultaneamente com a publicação do primeiro livro de Madonna, Sex, um livro contendo fotografias explícitas da cantora, e marcou seu primeiro lançamento com a Maverick, sua própria empresa de entretenimento multimídia.

Erotica é um álbum conceitual sobre sexo e romance, incorporando seu alter ego Mistress Dita, inspirado na atriz Dita Parlo.

Algumas de suas canções também assumem um tom mais confessional, influenciado pela perda de dois amigos próximos de Madonna devido à AIDS.

Comercialmente, o álbum foi menos bem-sucedido do que os anteriores de Madonna, chegando ao número 2 na Billboard 200 dos Estados Unidos, tornando-se seu primeiro álbum de estúdio a não chegar ao topo das paradas desde sua estreia. Internacionalmente, liderou as paradas na Austrália, Finlândia e França, e alcançou o pico entre os cinco primeiros de vários outros países. Erotica foi posteriormente certificado com dupla platina e vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo.

Seis singles foram lançados do álbum, incluindo a faixa-título e Deeper and Deeper, os quais alcançaram o top dez da Billboard Hot 100 dos EUA.

Negligenciado na época de seu lançamento em parte devido à reação em torno do livro Sex, Erotica foi retrospectivamente considerado um dos "100 melhores álbuns dos anos 1990" pela revista Slant e um dos álbuns mais revolucionários de todos os tempos pelo Rock and Roll Hall of Fame.

As maiores surpresas do disco são Deeper and Deeper e Rain. No entanto, a substância de Erotica reside em uma série de canções francas, quase íntimas, baseadas não em uma ideia sobre sexo, mas na experiência de relacionamentos.

 

Comentários