Gary Numan - Exile - 20 de outubro de 1997
Álbuns / Singles
Publicado em 20/10/2024

No dia 20 de outubro de 1997 era lançado Exile, décimo terceiro álbum de Gary Numan. Você confere as faixas de Gary Numan na programação da FWR.radio.

Seu lançamento continuou uma ascensão crítica na carreira de Numan, que começou três anos antes com o lançamento de Sacrifice, e que foi impulsionado pelo lançamento do álbum tributo Random no início de 1997.

O álbum seguiu um conceito vago, ou seja, que, ao invés de serem opostos, Deus e o Diabo eram os dois lados da mesma moeda. Cada faixa reflete algum aspecto dessa premissa. Ao contrário do álbum Sacrifice, o tema de Numan em Exile não era tanto ateísta quanto herético; não negava a existência de Deus, mas sua proclamada bondade.

Pouco depois do lançamento, Numan explicou: "Pessoalmente, não acredito em Deus, mas se estou errado e existe um Deus, que tipo de deus seria que nos daria o mundo em que vivemos?"

A faixa Dark tornou-se a favorita para trailers de filmes antes de ser usada na trilha sonora do filme Dark City (Cidade da Sombras) de Alex Proyas.

Embora não tenha sido um grande sucesso nas paradas, Exile teve avaliações positivas, um contraste com a situação nos primeiros anos de Numan, quando ele tinha muitos sucessos, mas era geralmente condenado pelos críticos. No entanto, isso afastou ainda mais alguns fãs que haviam sido desanimados pelo tom antirreligioso de Sacrifice.

Um site tributo publicou uma crítica aberta a Numan por ser "tão ousado que sente que pode zombar de Deus e se sentir bem com isso". A resposta de Numan foi: "Você tem pessoas que genuinamente acreditam que Deus criou todo esse maldito universo em apenas seis dias, sem a ajuda de ninguém, e ainda assim parecem pensar que Ele precisa da ajuda deles para lidar com algo pequeno como eu. Se Deus estivesse preocupado comigo, Ele trataria comigo".

 

Comentários