Julian Cope (Teardrop Explodes) - 21 de outubro de 1957
Músicos / Artistas
Publicado em 21/10/2024

Julian David Cope é o aniversariante do dia. Nascido no dia 21 de outubro de 1957, Julian Cope ganhou destaque em 1978 como cantor e compositor da banda Teardrop Explodes, e seguiu carreira solo desde 1983 trabalhando em projetos paralelos como Queen Elizabeth, Brain Donor e Black Sheep. Você confere as faixas do Teardrop Explodes e Julian Cope na programação da FWR.radio.

Cope também é um autor sobre cultura neolítica e um ativista político e cultural declarado com um interesse público e notável por ocultismo e paganismo. Ele escreveu dois volumes de autobiografia, dois volumes de arqueologia e três volumes de musicologia.

No início, em julho de 1977, Cope foi um dos fundadores do Crucial Three, uma banda de Liverpool que durou muito pouco, mas dois dos integrantes, Cope e Ian McCulloch, formaram uma outra banda, a Shallow Madness. Quando Cope demitiu McCulloch da banda, ele formou o Echo and the Bunnymen. Os dois ex-companheiros mantiveram uma rivalidade frequentemente antagônica a partir de então, muitas vezes realizada em público ou na imprensa.

Em 1978, Cope formou o The Teardrop Explodes e após lançarem dois elogiados álbuns a banda se separou. Cope passou um período de reclusão se recuperando da tensão do último ano do grupo. Os bem documentados excessos de LSD da era dos Teardrops, o comportamento excêntrico e a subsequente retirada de Cope o levaram a ser rotulado por ser uma "vítima ácida".

Em 1983, Cope gravou seu primeiro álbum solo, World Shut Your Mouth, seguido 6 meses depois pelo álbum Fried, O álbum inclui uma canção chamada Bill Drummond Said, onde o futuro integrante do KLF, Drummond, respondeu com uma canção intitulada Julian Cope Is Dead.

Com uma extensa discografia, com mais de 30 álbuns, Julian Cope lançou no início de 2020 o álbum Self Civil War.

 

Comentários