No dia 21 de outubro de 1985 chegava as lojas Once Upon a Time, sétimo álbum de estúdio da banda Simple Minds. Você confere as faixas do Simple Minds na programação da FWR.radio.
Once Upon a Time liderou as paradas do Reino Unido e alcançou o número 10 nas paradas dos EUA, passando cinco semanas consecutivas no Top 10 da Billboard e 16 semanas no Top 20.Quatro singles de sucessos saíram do álbum: Alive and Kicking (UK Nº 7, US Nº 3), All the Things She Said (UK Nº 9, US Nº. 28), Sanctify Yourself (UK Nº 10, US Nº 14) e Ghost Dancing (UK Nº 13).
Seguindo o mesmo caminho do filme de John Hughes, The Breakfast Club (Clube dos Cinco), o Simple Minds finalmente invadiu a América com sua música tema Don't You Forget About Me, e seu lançamento de 1985, Once Upon a Time, capturou a emoção de partir o coração encontrada em bandas como o U2.
Eles eram agora um dos maiores nomes da música, e os vocais sedentos de Jim Kerr se tornaram a assinatura da banda. Once Upon a Time, apresentando o produtor Jimmy Iovine (U2, Stevie Nicks, Bruce Springsteen), apresentou um som mais voltado para a guitarra. As pesadas batidas de synthpop da banda relaxaram um pouco e o charmoso estilo de tocar de Charlie Burchill era mais notável. Também alistando a beleza do coral de Robin Clark, a popularidade do Simple Minds foi exposta em canções como Alive & Kicking e Sanctify Yourself.
Este álbum é um dos melhores, provavelmente liderando a discografia da banda, porque exala energia crua e composição sólida não inteiramente capturada em álbuns anteriores.