Em outubro de 1990 era lançado Dig for Fire, single do álbum Bossanova da banda Pixies. Você confere essa e outras faixas do Pixies na programação da FWR.radio.
Dig For Fire é uma faixa cheia de energia positiva. Francis emprega seu estilo lírico revelador para criar um cenário de pessoas comuns em busca da própria centelha de inspiração indescritível.
Uma batida marcante e constante avança enquanto guitarras rítmicas mudas abrem caminho animadamente através dos versos, construindo um refrão explosivo onde Kim Deal e Black Francis cantam em harmonia. Há dicas do início do grunge aqui, mas a faixa ainda encontra seu lar confortavelmente instalado entre o material de alta energia pronto para o rádio do final dos anos 1980.
O ouvinte é levado em uma jornada paralela ao enredo de Dig For Fire. Conforme a faixa avança, ela se torna cada vez mais difícil e profunda, literalmente cavando um caminho para um núcleo exuberante. A "escavação" poderia ser interpretada como uma busca interior de si, pela existência de uma exuberância juvenil que tantas vezes é esquecida no início da vida adulta. Tal como acontece com muitas outras canções do Pixies escritas por Francis, uma rebelião distinta contra as expectativas populares de comportamento prevalece.
Francis foi citado como tendo dito que Dig For Fire foi um tributo à banda Talking Heads, mas provavelmente ele estava reagindo às críticas de que a música era musicalmente uma imitação dos Talking Heads: "É tudo bobagem, uma imitação ruim dos Talking Heads. Assim como qualquer outra música rock 'n' roll ou pop legal, o conteúdo não é o que te atinge. Quer dizer, o que diabos é London Calling? Eu não sei nada sobre a política punk inglesa, mas soa London Calling".