The Smashing Pumpkins - Mellon Collie and the Infinite Sadness - 23 de outubro de 1995
Álbuns / Singles
Publicado em 23/10/2024

No dia 23 de outubro de 1995 era lançado Mellon Collie and the Infinite Sadness, terceiro álbum dos The Smashing Pumpkins. Você confere as faixas do The Smashing Pumpkins na programação da FWR.

Impulsionado pelo primeiro single do álbum, Bullet with Butterfly Wings, o disco estreou no nº 1 na Billboard 200 dos EUA, com vendas na primeira semana de 246.500 unidades. Até o momento, continua sendo o único álbum da banda a chegar ao topo da Billboard 200.

O disco gerou mais cinco singles 1979, Zero, Tonight, Tonight, o promocional Muzzle e Thirty-Three, e foi certificado como diamante pela RIAA (10 milhões de unidades vendidas).

Elogiado pela crítica por sua ambição e alcance, Mellon Collie rendeu à banda 7 indicações ao Grammy em 1997, bem como 9 indicações ao MTV Music Video Awards, vencendo em várias categorias.

Os Smashing Pumpkins não hesitaram em fazer a continuação do grandioso e intrincado Siamese Dream. Mellon Collie é um dos álbuns mais ambiciosos da história do rock. Com duração de mais de duas horas e com 28 canções, é certamente uma audição desafiadora.

As composições de Corgan nunca foram limitadas por noções convencionais do que uma banda de rock pode fazer, mesmo que seja claro que ele se inspira em dezenas de bandas hard e art rock dos anos 70. Em vez de copiar os sons de seus discos favoritos, ele expande suas ideias, fazendo o piano suave da faixa-título e o suspiro 1979 se encaixarem confortavelmente contra a onda vulcânica de Jellybelly e Zero. Entre esses dois extremos encontra-se uma variedade de estilos musicais, oriundos do rock, pop, folk e clássico.

Ao longo de todo o álbum, a banda prova que é uma das mais criativas e consistentes dos anos 90.

O disco também foi incluído no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.

 

Comentários