No dia 23 de outubro de 2000 era lançado Stories From The Sea, quinto álbum da PJ Harvey. Você confere as faixas de PJ Harvey na programação da FWR.radio.
O álbum foi aclamado pela maioria dos críticos musicais e rendeu a Harvey vários elogios, incluindo o Mercury Prize de 2001. O álbum passou 17 semanas no UK Albums Chart, e foi certificado Platina no Reino Unido e na Austrália.
Durante sua carreira, Harvey teve tantas encarnações quanto álbuns. Ela deixou de ser a estudante de arte em seu álbum de estreia, Dry, a poetisa punk de Rid of Me e a sereia pós-moderna de To Bring You My Love e Is This Desire?; em Stories From the City, Stories From the Sea, inspirada em sua estadia em Nova York e a vida no interior da Inglaterra, ela mudou novamente.
A imagem estilosa da capa do álbum sugere o que suas canções confirmam: PJ Harvey cresceu. Letras diretas e vulneráveis substituem as alegorias e metáforas de seu trabalho anterior, e a produção do álbum aprimora as canções em vez de optar por barulho ou efeitos de estúdio. As influências de Nova York vêm à tona no glamoroso punk rock de Big Exit e Good Fortune, em que Harvey canaliza tanto a garota sexy e durona de Chrissie Hynde quanto o grito feroz de Patti Smith. Baladas como a doce e urgente One Line, movida a piano e marimba, e o dueto com Thom Yorke, This Mess We're In evitam as profundidades dolorosas das canções mais sombrias de Harvey.
O álbum se tornou o segundo maior sucesso comercial de sua carreira depois do disco To Bring You My Love.
Esperançosamente, este álbum é mais alegre e direto, uma magnífica obra de afirmação a vida no melhor álbum de sua carreira.
Na versão atualizada dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone, ele foi classificado em 313.