John Peel - † 25 de outubro de 2004
Músicos / Artistas
Publicado em 25/10/2024

Hoje faz 20 anos que o mestre deixou esse planeta. Nascido em 30 de agosto de 1939, John Robert Parker Ravenscroft, conhecido como John Peel, foi um DJ inglês, apresentador de rádio, produtor musical e jornalista.

Peel foi o primeiro DJ da BBC Radio 1 original, transmitindo regularmente desde 1967 até sua morte em 2004, e um dos pioneiros em tocar rock psicodélico e discos de rock progressivo nas rádios britânicas.

Os programas de Peel na Radio 1 eram notáveis pelas Peel Sessions regulares, que consistiam em quatro canções gravadas por um artista ao vivo nos estúdios da BBC e muitas vezes forneciam a primeira grande cobertura nacional para bandas que mais tarde alcançariam grande fama.

Por seu programa passaram nomes como Jimi Hendrix, The Smiths, David Bowie, Velvet Underground, Sex Pistols, U2, The Cure e Pink Floyd

Para se ter ideia da influência dele, basta lembrar que muitos grupos, como Undertones e Siouxsie and the Banshees, só conseguiram contratos após tocar em seu programa.

"Se não fosse John Peel, não haveria nem Joy Division nem New Order", disse Bernard Summer. "Ele era uma das poucas pessoas que davam chance de as bandas que tocavam música alternativa serem ouvidas."

Uma de suas últimas foi a dupla White Stripes.

Peel apareceu como um dos apresentadores do Top of the Pops nos anos 1980.

Ele se tornou popular entre o público da BBC Radio 4 por seu programa Home Truths, que na década de 1990 apresentava histórias incomuns da vida doméstica dos ouvintes.

O sobrenome Peel surgiu quando o DJ comandou a Radio London em 1967, estação pirata transmitida de um barco afastado da costa inglesa. O nome foi sugerido pela secretária da rádio por seu abrangente conhecimento musical.

Peel morreu repentinamente aos 65, vítima de um ataque cardíaco, em 25 de outubro de 2004, em Cusco, Peru.

 

Comentários