No dia 25 de outubro de 2010, era lançado The Fool, álbum de estreia da banda americana Warpaint. Você confere as faixas do Warpaint na programação da FWR.radio.
Em The Fool, a banda Warpaint soa surpreendentemente delicada, devido ao seu nome combativo. O primeiro álbum do grupo de L.A. começa de onde seu EP de estreia, Exquisite Corpse, parou, servindo canções com estruturas instintivas que lembram as explorações de bandas como Rings e Telepathe.
As canções de Fool são tão impressionistas que é fácil ouvir que alguns as chamem de dream pop ou shoegaze, mas o som do Warpaint não é tão facilmente classificado. Algumas músicas lembram experimentos post punk gelados, mas o vocal é mais intrigante do que qualquer um dos elementos por si só.
Cada uma das canções do The Fool é sinuosa e expansiva, mas às vezes Warpaint é tão moderada que parece sinuosa. Set Your Arms Down e Composure desfocam-se em cantos fúnebres, sem a direção que a apropriadamente faixa tribal Warpaint dá ao redemoinho da banda. As canções mais melódicas do álbum revelam que o Warpaint se sai melhor como uma banda de indie pop experimental do que como uma banda de vanguarda com notas de pop. Elas soam confiantes e engajadas em Undertow, uma música sedutora tão sutil que faz jus ao seu nome, enquanto as doces-mas-nefastas baladas folk de Shadows e Baby combinam perfeitamente com os vocais da banda.
The Fool tem lampejos de brilho, mas Warpaint precisa usar seus pontos fortes de forma mais consistente.