No dia 26 de outubro de 1998 era lançado Up, décimo primeiro álbum de estúdio da banda R.E.M. Você confere R.E.M. na programação da FWR.radio.
O disco foi o primeiro álbum da banda sem o baterista original Bill Berry, que se aposentou do grupo em outubro de 1997. Em seu lugar, o R.E.M. usou bateristas de sessão e baterias eletrônicas.
Up é dominado por teclados, percussão muda, guitarras ocultas e melodias temperamentais, apenas Daysleeper encontra o grupo em território sonoro familiar.
O que é impressionante sobre o álbum é que não parece uma saída dramática; mesmo sem as guitarras tocando, soa como R.E.M., embora seja R.E.M. tentando ser aventureiro e moderno. Até certo ponto, isso é uma coisa boa, pois prova que a banda desenvolveu um som característico mais elástico do que muitos teriam previsto, e que eles são habilidosos o suficiente para assumir riscos com sucesso em seu som.
Acima de tudo, Up é um álbum completo e variado, um trabalho de músicos inteligentes. É também o trabalho de músicos veteranos, pela primeira vez, R.E.M. soam como se estivessem tentando recuperar o atraso, tentando manter o status do quadril intacto. Ocasionalmente, eles juntam tudo, como na abertura sinistra Airportman e na obscuramente sedutora Suspicion. A maioria de Up, no entanto, cai entre esses dois extremos, terminando como canções auto conscientemente temperamentais e lentas que não conseguem causar uma boa impressão porque não se arriscam o suficiente, são faixas simplesmente bem elaboradas que são fáceis de admirar, mas difíceis de amar. Em última análise, é isso que distingue esta nova encarnação de R.E.M.