No dia 27 de outubro de 1986 era lançado Dreamtime, nono álbum da banda The Stranglers. Você confere as faixas do The Stranglers na programação da FWR.
A faixa-título foi inspirada em uma crença dos povos aborígenes da Austrália chamada Dreamtime. O single Always the Sun alcançou a 30ª posição no UK Singles Chart. Dreamtime alcançou a 16ª posição no UK Albums Chart, o álbum de estúdio de menor sucesso da banda (1977-90).
Os singles lançados no Reino Unido para este álbum incluem Nice In Nice (alcançou a posição 30), Always The Sun, Big In America (alcançou a 48ª posição) e Shakin 'Like A Leaf (atingiu o pico no nº 58). Um quinto single foi proposto pela gravadora, e uma versão remixada da música Was It You? foi gravado, mas nunca lançado.
Depois do álbum anterior Aural Sculpture, Dreamtime foi uma grande decepção. Não é terrível, mas também não é de forma alguma essencial. As tentativas de se tornar étnico em faixas como Mayan Skies e a faixa-título (tirada do conceito aborígine de uma jornada inconsciente) são um tanto embaraçosas.
Existem algumas músicas boas, como Always the Sun e Nice in Nice (um olhar menos do que arrependido para o motim na França que levou a banda para a prisão por algumas semanas), mas isso simplesmente não é suficiente para uma banda que já foi ótima.