No dia 27 de outubro de 1997 era lançado Unsound Methods, álbum de estúdio do Recoil. Você confere as faixas do Recoil na programação da FWR.
Unsound Methods foi o quarto lançamento do Recoil de Alan Wilder, e o primeiro desde que deixou o Depeche Mode em junho de 1995.
A música é bem diferente dos discos anteriores do Recoil. De acordo com Wilder, "...[O] som se relaciona muito mais com a abordagem adotada no LP Songs of Faith and Devotion do Depeche Mode, que apresentava e combinava muitos fragmentos de performance (com toda sua sensação inerente). Essas partes foram então sampleadas e sequenciadas utilizando toda a tecnologia disponível, para alcançar algo mais interessante do que o som de uma banda tocando junto".
A artista Maggie Estep, o vocalista do Nitzer Ebb, Douglas McCarthy, a cantora de apoio do Songs of Faith and Devotion, Hildia Campbell, e Siobhan Lynch foram todos vocalistas. O duo eletrônico de vanguarda Pan Sonic de Turku, Finlândia, remixou a música Shunt.
Como o primeiro álbum do Recoil desde a saída de Alan Wilder do Depeche Mode, alguns podem ter suspeitado que Unsound Methods seria o primeiro álbum do Recoil com aspirações comerciais. Afinal, Wilder poderia garantir um salário estável, já que não estava mais com o grupo. Eles não precisavam se preocupar, Unsound Methods é o álbum mais ambicioso e aventureiro de Recoil até hoje. Ao longo do álbum, Wilder explorou novas paisagens sonoras, desenvolvendo colagens de som cinematográficas que contam igualmente com texturas ambientais, ritmos eletrônicos sutis, cordas e efeitos dub cavernosos. O resultado final é um álbum sombriamente provocativo e ressonante.