No dia 27 de outubro de 1982 chegava às lojas 1999, quinto álbum do Prince. Você confere as faixas do Prince na programação da FWR.
Foi seu primeiro álbum a ser gravado com sua banda The Revolution e foi o primeiro álbum top 10 na Billboard 200. A faixa 1999, um protesto contra a proliferação nuclear, foi um hit Top 20 da Billboard Hot 100, chegando ao número 12. Delirious alcançou a oitava posição na Billboard Hot 100, enquanto Little Red Corvette alcançou a sexta posição, tornando-se o single americano de maior sucesso de Prince na época. International Lover também foi indicada para Melhor Performance Vocal R&B Masculina no 26º Grammy Awards, foi a primeira indicação de Prince ao Grammy.
1999 foi amplamente aclamado pela crítica e foi visto como o álbum inovador de Prince. O álbum foi certificado como platina quádrupla pela RIAA.
Após a morte de Prince em 2016, o álbum reentrou na Billboard 200 e alcançou a posição sete, superando seu desempenho original na parada trinta e três anos antes.
Os videoclipes de 1999 e Little Red Corvette receberam alta rotação na MTV, tornando Prince um dos primeiros artistas negros a estar com frequência no canal de televisão.
De acordo com a Rolling Stone, "1999 pode ser o álbum mais influente do Prince: seus arranjos pesados de sintetizador e bateria codificaram o som que pairou sobre o R&B e pop de meados dos anos 80, para não mencionar as próximas duas décadas de electro, house e techno". Também foi incluído nos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone. Em 2008, o álbum foi incluído no Grammy Hall of Fame.
"Trabalhando como um técnico daltônico que estudou Devo e Afrika Bambaataa e o Soulsonic Force, mantendo as canções [de 1999] constantemente cinéticas com uma série inventiva de choques e surpresas", Michael Hill.