Sigur Rós - ( ) - 28 de outubro de 2002
Álbuns / Singles
Publicado em 28/10/2024

No dia 28 de outubro de 2002 era lançado ( ), terceiro álbum da banda islandesa Sigur Rós. Você confere as faixas do Sigur Rós na programação da FWR.radio.

O disco é composto por oito faixas sem título, divididas em duas partes: as primeiras quatro faixas são mais leves e otimistas, enquanto as quatro últimas são mais sombrias e melancólicas. As duas metades são divididas por um silêncio de 36 segundos, e o álbum abre e fecha com um clique de distorção.

O vocalista principal Jón Þór Birgisson ("Jónsi") cantou as letras do álbum inteiramente em "Hopelandic", uma linguagem inventada que consiste em palavras sem sentido.

Este é o primeiro álbum com a participação do novo baterista Orri Páll Dýrason, que se juntou à banda em 1999, substituindo o baterista anterior Ágúst Ævar Gunnarsson.

Uma extensão lógica de Ágætis Byrjun, contando com a mesma interação de instrumentos para criar uma atmosfera igualmente pitoresca e assustadoramente calma.

A Pitchfork incluiu o álbum no 29º lugar em sua lista dos cinquenta melhores álbuns de 2002, e 135º em sua lista dos 200 melhores álbuns dos anos 2000 (década).() alcançou a posição 51 na Billboard 200 e recebeu aclamação da crítica musical.

Um videoclipe de "Untitled #1" dirigido por Floria Sigismondi foi lançado em abril de 2003. O vídeo retrata um futuro distópico em que crianças em idade escolar usando máscaras de gás brincam em meio a neve negra e um céu vermelho.

Em novembro de 2003, o vídeo de Sigismondi recebeu o prêmio de "Melhor Vídeo" no MTV Europe Music Awards em Edimburgo, Reino Unido.

 

Comentários