No dia 28 de outubro de 2002 era lançado Jackie Cane, quarto álbum da banda belga Hooverphonic. Você confere as faixas do Hooverphonic na programação da FWR.
Em Jackie Cane, Hooverphonic baseia-se na teatralidade das trilhas sonoras dos anos 1960 para ilustrar sua versão única de uma tragédia clássica: a ascensão e queda de uma aspirante a estrela.
Jackie quer ser uma cantora famosa e deixa para trás sua irmã gêmea e a parte degradada da cidade em que cresceu para examinar seu sonho. A irmã gêmea de Jackie se sente traída e abandonada por sua outra metade. Jackie se torna um grande sucesso, mas a fama cobra seu preço. Ela entra em uma espiral de abuso de substâncias e volta para sua irmã, com quem espera encontrar conforto.
A irmã de Jackie nunca quer que eles se separem novamente. Para garantir isso, ela serve a Jackie uma refeição envenenada e se mata. Foi sugerido que a narrativa do álbum é da perspectiva de Jackie, enquanto ela relembra seus momentos de morte.
Jackie Cane retém os elementos sonhadores dos trabalhos anteriores do Hooverphonic, principalmente nas canções Nirvana Blue e Human Interest (que contém referências a Echoes do Pink Floyd), mas faixas como The World Is Mine (o primeiro single ) e Day After Day têm uma clara influência e qualidade da Broadway.
O álbum ganhou disco de platina na Bélgica e ganhou os prêmios de Melhor Pop/Rock Band e Melhor Álbum em 2002.
A faixa Sometimes tem sample da música Young Man Cried dos The Walker Brothers. Jackie's Delirium contém sample vocal de Deepest India de Zero-G.
Também em 2003, sua canção The World Is Mine foi usada como tema do programa de TV Sky One Mile High.
Em novembro de 2002, o álbum vendeu 100.000 unidades em todo o mundo.